Agende a sua consulta
Blog
Tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento das Cirurgias Plásticas
17 de abril de 2020
As cirurgias plásticas oferecem incríveis alternativas para quem busca uma transformação positiva para o seu bem-estar.
Esta, é uma área bastante abrangente, que promove mudança para – podemos dizer –, todo o corpo. Nestes procedimentos, existe a possibilidade de retirar gorduras localizadas, melhorar o contorno corporal, promover uma nova aparência aos seios, assim como procedimentos faciais, aumentando significativamente a autoestima.
Entretanto, existem diversas dúvidas que envolvem essa área e deixa muitos pacientes intrigados. Logo, já se sabe que as cirurgias são de fundamental importância para transformação de uma pessoa, seja pelo motivo que a causa incomodo, estes procedimentos surgem como uma excelente alternativa. Existe muita curiosidade sobre as anestesias, já que é a primeira parte do procedimento e a ação que permite o acesso às cirurgias.
Mas, para entendermos verdadeiramente como que funciona o procedimento das anestesias, vale explorarmos sobre como a dor é sentida pelo corpo.
De maneira simplificada, os nervos sensitivos que abrangem todo o corpo, enviam um sinal que passa atravessando a medula espinhal ao cérebro em questão de segundos no momento em que é sentido, em alguma região do corpo, estresse ou dano. Assim, avisando de que algo diferente está acontecendo.
Este movimento é o grande responsável por ativar importantes mecanismos de defesas do corpo, fazendo com que rapidamente se tenha uma ação por parte daquela pessoa que está sendo submetida ao estresse ou dano, e isso inclui sentir dor.
Devido a este importante fenômeno instalado em nosso corpo, é necessário que seja trabalhado junto às cirurgias plásticas o uso de anestesia. Tendo em vista que este procedimento, na maioria das vezes, é aplicado a fim de interromper que os três principais pontos possam enviar estímulos ao corpo. Tais como: os nervos, a medula ou o cérebro. Onde, as anestesias justamente agem, sendo dividas em local, regional e geral.
Anestesia local
Uma das anestesias mais utilizadas, tem o dever de bloquear a dor em pequenas regiões do corpo. A substância existente em sua fórmula é a lidocaína, inserida diretamente na pele e nos tecidos subcutâneos. Vale lembrar que a anestesia local não precisa da presença de um anestesiologista para ser aplicada.
Anestesia local com sedação
Já a anestesia local com sedação, existe a necessidade de ser aplicada por um anestesista. Além disso, é muito utilizada em cirurgias plásticas de blefaroplastia, aumento de mamas, otoplastia, entre outras.
Anestesia regional
A anestesia regional é utilizada em procedimentos com características menos complexas. Normalmente é utilizada quando o paciente pode e/ou precisa ficar acordado durante o procedimento. A sua aplicação é realizada apenas em uma determinada região do corpo, sendo ainda dividida em dois tipos: a raquidiana e a peridural. Com isso, é muito utilizada em cirurgias plásticas de abdominoplastia, lipoaspiração, dermolipectomia de coxas, implante de prótese de glúteo, panturrilha, entre outros.
Anestesia geral
E por fim, a anestesia geral possui uma importante característica de deixar o paciente inconsciente, impossibilitado de se mover e, muitas vezes, intubado e acoplado a um respirador artificial. Seu uso é destinado a cirurgias mais complexas e de grande porte.
Você deseja conhecer mais sobre cirurgias plásticas, bem como realizar algum procedimento?
Então entre em contato com a Dra. Daniele Walter Duarte, especialista em Cirurgia Plástica e Craniofacial:
(51) 3346-4060
(51) 9 9993-1348
Avenida Getúlio Vargas 901, sala 1003. Porto Alegre – Rio Grande do Sul.


